Biografia
Ao longo do meu percurso, entre muitas dificuldades e desafios, fiz a melhor escolha da minha vida: ser psicóloga. Iniciei a minha prática clínica a trabalhar com crianças, adolescentes, jovens adultos, idosos e pais e apaixonei-me. Cada caso que acompanhei, desde o primeiro até aos de hoje, renova esse entusiasmo.
Dos pequenos aos mais crescidos, continuo a apaixonar-me pelos desafios de todas as idades, por cada história que ouço, pela relação única que construo com cada pessoa, por cada mudança, por cada transformação e por cada despedida, quando vejo quem me procura, ganhar asas e voar.
Este projeto é o resultado de uma caminhada de desafios, aprendizagens, estudo e uma dose de coragem. É também o ponto de partida para novos desafios e aprendizagens ainda maiores. Dou-vos as boas-vindas a um espaço que carinhosamente chamo de "O Cantinho Mágico" onde tenho o privilégio de cumprir a minha missão de vida: contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das pessoas com quem me procura e de continuar a crescer lado a lado com quem me procura. Esse é o meu propósito.
Formação Académica
Instrutora Certificada em Meditação e Relaxamento para Crianças e Adolescentes;
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
Doutoranda em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-Estar pela Universidade Lusíada de Lisboa;
Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Experiência Profissional
Consultas de intervenção e avaliação psicológica com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Psicóloga do Serviço de Apoio ao Bem-Estar e à Saúde Mental (SABES.UL).
Psicóloga do GAPPS (Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção de Saúde) da Universidade Lusíada.
Investigadora no CLISSIS (Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social) desenvolvendo investigações na área da saúde psicológica, qualidade de vida e bem-estar, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Colaboração em ações de sensibilização de promoção de saúde e de hábitos e estilos de vida saudáveis, em escolas e comunidades.
Coordenação e desenvolvimento de workshops, sobre o desenvolvimento das “Soft Skills”.
Participação na coordenação e organização de eventos científicos (i.e. Congresso Internacional da Criança e do Adolescente (CIPCA)
Abordagem
A intervenção psicológica adota uma perspetiva abrangente e holística, recorrendo a modelos e técnicas que se adaptam à situação, às necessidades, às diferentes fases da vida e às características individuais. Entre os quadros teóricos de referência, destacam-se as abordagens cognitivo-comportamentais (TCC, ACT e Terapias de 3ª geração*), existencial e sistémica, com ênfase no uso de técnicas cognitivo-comportamentais.
Cada pessoa é única, e por isso, a abordagem é flexível e adaptável, procurando auxiliar na conquista do bem-estar emocional e na construção de uma vida mais equilibrada e satisfatória.
* Terapias de 3ª geração: abordagens que enfatizam a aceitação e a atenção plena
Rita Gaspar
Psicóloga Clínica e da Saúde CP29383